A classe de 2018 do Draft foi uma das melhores dos últimos anos. Tivemos 5 QBs na primeira rodada e, desses 5, 4 foram titulares praticamente durante toda a temporada. Sam Darnold, Baker Mayfield, Josh Allen e Josh Rosen. Lamar Jackson terminou a temporada como Starter de Balitmore, mas vamos falar dos QBs que tiveram pelo menos 10 jogos como Starters.
O melhor QB dessa classe foi Baker Mayfiel. Ele destoa do restante em praticamente todos os aspectos analisados (% de passes, Jardas Totais, TD, Rating, rating de precisão e percentual sobre pressão). Mas vale comentar que além dos números, Baker mudou o ataque de Cleveland em muitos aspectos. Claro que o Browns provavelmente tinha o melhor elenco entre os 4 QBs e conseguiram dar mais segurança para ele, mas isso não muda que ele fez ótimas atuações e deveria ter ganhado o prêmio de Calouro do Ano. Um fator que ajudou Baker foi sua OL. Mesmo sem ser uma OL esplendorosa, Cleveland conseguia correr bem com a bola e proteger razoavelmente seu QB (15 melhor OL).
Agora quando comparamos os outros 3 QBs da classe, temos números bem semelhantes em muitos sentidos. Josh Allen se destaca por ser muito superior com as pernas do que todos, mas é o pior dos 3 com passes. Darnold teve mais jardas que Allen e Rosen, porém foi o que teve mais passes interceptáveis dos 3. Rosen foi melhor lançando contra a pressão, mas teve o pior rating geral. Mas uma das surpresas é que, mesmo eles tendo campanhas e atuações parecidas, Bills e Jets tem o discurso de que acharam o futuro QB da franquia, enquanto os Cardinals não só draftaram Kyle Murray, como trocaram Rosen após uma temporada.
Mas vamos analisar friamente os 4 QBs agora:
1 - Baker Mayfield
1 escolha geral por Cleveland, o QB vindo de Oklahoma mudou muito o ataque da franquia. Sendo titular em 13 das 17 partidas,venceu em 6 oportunidades(7 se contarmos a partida do Jets onde ele entrou no segundo tempo), passou para mais de 3700 jardas, tendo 27 TD e 14 interceptações, com um rating de 93.7 e com 63,8% dos passes completos.
Pontos Bons
- Adaptação à NFL;
- Movimentação dentro do Pocket;
- Completar os passes simples;
- Capacidade de lançar em movimento.
Pontos Ruins
- Oscilação passes completos;
- Extra Campo.
2 - Sam Darnold
Darnold foi o segundo QB da classe a ser escolhido, pelo Jets com a terceira escolha geral. Vindo de USC, ele foi titular também em 13 das 17 partidas, venceu em 4 oportunidades, teve quase 2900 jardas para 17 TDs e 15 Interceptações, com um rating de 77.6 e 57% dos passes completos.
Pontos Bons
- Melhora de percentual de passes com o decorrer da temporada;
- Inteligência;
- Agressividade.
Pontos Ruins
- Passes Perigosos;
- Índice de Deep Balls;
- Problemas com decisões.
3 - Josh Allen
O QB vindo de Wyoming foi a sétima escolha geral no Draft pelo Buffalo Bills. Allen foi titular em 11 oportunidades ano passado, vencendo em 5 situações, passando para 2074 jardas, com pouco mais de 52% dos passes completos e apenas 10 TDs e 12 interceptações. Seu diferencial foi sua capacidade com os pés, tendo corrido para mais de 600 jardas na temporada.
Pontos Bons
- Ameaça pelo chão;
- Força do braço;
Pontos Ruins
- Passes sobre pressão;
- Passes curtos;
- Lançar em movimento;
- Números semana 17.
4 - Josh Rosen
A promessa de UCLA foi escolhido pelo Arizona Cardinals da 10 escolha da primeira rodada. Rosen foi titular em 13 jogos, vencendo somente 3 partidas em toda a temporada. Os números dele são fracos, com menos de 2300 jardas, 11 TDs e 14 Interceptações e o percentual de 55,2% dos passes completos. Ao final da temporada ele foi trocado para a equipe do Miami Dolphins.
Pontos Bons
- Leitura;
- Momentos decisivos;
- Líderança.
Pontos Ruins
- Passes em até 15 jardas;
- Nenhuma partida com mais de 65% dos passes completos;
0 comentários