A equipe do Miami Dolphins renovou o contrato de um dos melhores jogadores de sua secundária, o CB Xavien Howard, por 5 anos por 75 milhões de dólares. Com esse novo acordo, Howard se torna o jogador mais bem pago de sua posição e isso gerou grandes questionamentos.
Mas porque questionar o valor se ele é considerado um jogador de nível de Pro Bowl? A grande verdade é que ele flutua entre grandes atuações, que mascaram muitas falhas contra top WRs, ou contra sistemas que desfavorecem em seu estilo. Ele só teve duas atuações que podemos chamar de “elite”, quando praticamente anulou Amari Cooper (1 recepção em 5 alvos para 9 jardas) na semana 3 e quando cedeu somente 25 jardas para TY Hilton na semana 12. Ele tem 11 interceptações em suas três temporadas na NFL, 7 delas na última temporada, porém, as 7 Interceptações aconteceram em 4 partidas (1 contra o Jets, 2 contra o Raiders, 2 contra o Colts e 2 contra Buffalo). Um exemplo de que as Interceptações podem mascarar atuações ruins é o caso da partida contra o Jets na Semana 2. Ele era responsável por marcar Robby Anderson durante o confronto e não teve vida fácil, cedendo mais de 120 jardas e cerca de 55% dos passes em sua direção (6 de 11).
Howard demonstrava sérios problemas com as variações da defesa de Miami. Ele conseguia se ajustar bem em Cover 2 e Cover 3, mas quando ele encarava situações Man to Man ou Quarters, ele teve suas atuações mais desastrosas. Outro problema é a inconstância que ele apresenta de uma partida para outra. Na semana 3 contra os Raiders ele cedeu somente um passe de 9 jardas contra Amari Cooper, mas na semana seguinte cedeu cerca de 80 jardas contra Phillip Dorsett dos Patriots. Ele também foi mal nas partidas contra Bengals (AJ Green) e Lions (Kenny Golladay). Howard consegue mascarar algumas jogadas em que poderia ser queimado com faltas. Desde sua entrada na liga em 2016, somente 5 jogadores da posição tiveram mais penalidades do que ele, e como essas jardas não entram na contagem das estatísticas, seus números ficam mais “limpos”.
Um último ponto que ajuda a mascarar as inconsistências do CB são os tackles precisos. Howard consegue derrubar os adversários após as recepções em muitas situações, o que acaba deixando de lado um pouco os problemas, pensando que temos cada vez mais na NFL cornerbacks que simplesmente não conseguem dar tackles.
Quando se compara ele contra outros Top CBs da NFL, ele perde em pelo menos um aspecto para todos e não é o melhor em nenhum. Desmond King II(Chargers) cedeu menos jardas que ele, Chris Harris(Broncos) cede menos jardas por recepção, Gilmore(Patriots) defende mais rotas que ele em média por partida.
![]() |
O jogador não consegue se destacar dos demais "elite" CB da NFL. |
Em resumo, Xavien Howard pode ser considerado um Top 10 CB na NFL e tem sido útil para o sistema de Miami, porém para fazer valer o contrato de 75 milhões de dólares, ele precisa se tornar mais constante em suas atuações e principalmente se adequar aos sistemas diferentes da defesa do time da Flórida.
Gostou do conteúdo? Comente quais assuntos você gostaria de receber, o que podemos melhorar. Não deixe de compartilhar com seus amigos para fazer nosso site crescer !!!
Fontes usadas para análise
Player Profile
Pro Football Reference
0 comentários