Veja a última semana dos brasileiros pelo mundo do Beisebol

By Matheus Ornellas - 15:41

 

Thaygo Viera segue tendo um ano espetacular na Liga do Japão. Créditos: Yomiuri Giants


Com o início das Ligas Dominicanas, o número de jogadores brasileiros ativos no beisebol profissional aumentou. Agora o Brasil está representando em praticamente todos os níveis do esporte e vou, semanalmente, trazer um resumo de cada um desses jogadores.

Ligas do Japão (NPB e BC League)


Para quem não está familiarizado, a NPB (Nippon Professional Baseball) é a principal competição do Japão. A liga ainda conta com suas equipes na Farm, equivalentes as ligas menores da MLB. Até o momento, dois brasileiros estão na liga em 2021: O arremessador Thaygo Viera, que joga pelo Yomiuri Giants e o Catcher Felipe Kissu, que está na equipe Farm do Orix Buffaloes.

Outra competição no país que conta com jogadores brasileiros é a BC League (Baseball Challenge League), que teria o mesmo peso das Farms da NPB. Em 2021, Daniel Missaki (Tochigi Golden Braves), Rafael Fernandes (Astro Planets) e Luciano Fernando (Saitama Bears) representam o Brasil na competição.

Felipe Kissu (Orix Buffaloes)

Por conta do All-Star Game da NPB, o jogador não participou de nenhuma partida na última semana.

Thaygo Viera (Yomiuri Giants)

O arremessador foi o primeiro brasileiro chamado para o All-Star Game da liga e mostrou porque é um dos melhores closers da temporada 2021. Viera assumiu a partida na oitava entrada, arremessou por 1.00 INN, cedeu uma rebatida e teve 2 strikeouts! Como a equipe da Central League virou a partida após a passagem, ele ficou com a vitória na partida. Durante a entrada, o arremessador teve alguns arremessos acima das 100 MPH.

Daniel Missaki (Tochigi Golden Braves)

O Reliever brasileiro jogou em duas partidas na última semana, nas partidas do dia 13 e do dia 16, ambas foram contra o Kanagawa Dreams. Nos dois jogos, Missaki arremessou por uma entrada e não cedeu rebatidas ou walks, além de anotar 2 strikeouts na primeira partida e 1 na primeira. Como o Golden Braves perdeu os dois confrontos!

Rafael Fernandes (Astro Planets)

Fernandes voltou a arremessar após quase dois meses para o time do Astros Planets. Porém, sua passagem contra o Gunma Pegasus não foi das melhores. Ele assumiu a partida na oitava entrada, cedeu uma rebatida, dois walks (um deles intencional) e teve uma corrida creditada para ele.

Luciano Fernando (Saitama Bears)

Fernando desempenha duas funções no Saitama Bears, como OF e DH. Nessa última semana, ele participou de dois jogos do Saitama Bears, onde teve 5 At bats, 2 Walks e 1 rebatida.

Liga Mexicana de Beisebol (LMB)

Uma das ligas mais fortes do mundo, a LMB conta com diversos nomes de peso, entre eles quatro jogadores brasileiros. Andre Rienzo joga pela equipe do Tecolotes de Los Laredos, Tiago da Silva joga pelo Generales de Durango, Paulo Orlando joga pelo El Águila de Veracruz e Leonardo Reginatto pelo Rieleros de Aguascalientes.

Andre Rienzo (Tecolotes de Los Laredos)

O arremessador brasileiro segue se recuperando da cirurgia no joelho direito. Em nossa última conversa, ele falou que, caso Tecolotes chegue aos playoffs, ele poderia retornar com algumas limitações para o campo.

Paulo Orlando (El Águila de Veracruz)


O OF tem feito um bom trabalho desde que saiu do Tecolotes de Los Laredos e foi para o Veracruz. Na última semana Orlando jogou as seis partidas da equipe e teve 26 At bats, 10 rebatidas, impulsionou 5 corridas e anotou 3 corridas, além de conseguir 5 walks. Até o momento, ele está com uma média de .314 no bastão.

Leonardo Reginatto (Rieleros de Aguascalientes)


Após uma passagem sem jogos pelo West Virginia Power, Reginatto foi contratado pelo Aguascalientes no meio da temporada. Desde sua chegada, o infielder tem melhorado semana após semana e tem sido grande ajuda para a equipe a brigar por uma vaga nos playoffs.

Assim como Orlando, ele jogou às seis partidas da última semana onde teve 18 At bats, 6 rebatidas, impulsionou uma corrida, anotou 4 corridas e ainda teve 3 walks. E, após duas semanas abaixo da média de .200, agora ele está com .299 no bastão.

Tiago da Silva (Generales de Durango)

Para quem acompanha a temporada da LMB, sabe que Tiago tem cumprido diversos papeis no elenco do Generales, jogando como abridor, reliever e até mesmo closer. Na última semana, ele participou de dois jogos.

No dia 14, contra o Tecolotes de Los Laredos, Tiago arremessou por 3 entradas, cedeu quatro rebatidas, dois walks e teve 2 strikeouts sem ceder corridas. Por lançar as últimas entradas da partida e a equipe do Generales virou o jogo durante a passagem, ele ficou creditado com a vitória.

No dia 18, contra o Rieleros de Aguascalientes, arremessou por 2 entradas, cedeus duas rebatidas, dois walks e teve um strikeout sem ceder corridas. E, assim como na partida do dia 14, ficou creditado com a vitória e agora tem 3W e 3L na temporada 2021.

MILB (Ligas Menores da Major League Baseball)


A maior liga de beisebol do mundo também conta com o maior número de equipes de desenvolvimento do mundo, com diversas divisões. Quase 20 jogadores brasileiros participam em várias equipes, sejam nas ligas dominicanas, complex leagues e Minors Leagues.

Dominican Summer League


A Dominican Summer League é o primeiro contato de praticamente todos os jogadores latinos com o beisebol profissional. A competição é a última a ter início entre todas as ligas menores da MLB e tem diversos nomes que podem ser o futuro de todas as franquias. Hoje contamos com oito jogadores brasileiros na competição.

Kinn Omosako (DSL Dodgers Shoemaker)


Brasileiro assinou com os Dodgers em março de 2021 e estava inicialmente designado para o DSL Dodgers Bautista. Porém, no dia 16 ele foi encaminhado para o DSL Dodgers Shoemaker. Mas, na primeira semana da competição, o jogador de 17 anos ainda não entrou em campo. 

Antonio De Jesus (DSL Dodgers Bautista)


O arremessador de 18 anos está em sua primeira temporada profissional. Mas, assim como Kinn, não teve partidas na primeira semana da liga.

Pedro Da Costa Lemos (DSL Mariners)


Um dos diversos jogadores brasileiros em contrato com o Seattle Mariners, Pedro está em sua primeira temporada como profissional e ainda não teve oportunidades de jogar na primeira semana da DSL.

Sulivan Ribeiro (DSL Athletics)


O arremessador canhoto que assinou com Oakland em janeiro se junta a Matheus Lelis no DSL Athletics. Por ter apenas 17 anos, ele deve passar algumas semanas em treinamento antes de entrar em campo.

Matheus Lelis (DSL Athletics)


O catcher de 19 anos está em seu segundo ano nas ligas dominicanas. Por jogar em uma posição que tem muita rotação, ele jogou somente em duas partidas na primeira semana, onde teve 5 At bats e conseguiu anotar uma corrida após chegar em base por um Hit By Pitch.

Igor Kimura (DSL Rays2)


O arremessador de 22 anos está em seu terceiro ano com a equipe do Tampa Bay Rays. Na primeira semana da liga, ele participou de uma partida no dia 16, contra o DSL Cubs Blues. Ele assumiu a partida na quinta entrada e lançou por um inning. Após ceder uma rebatida e dois walks, Kimura conseguiu sair da situação cedendo somente uma corrida e conseguindo um strikeout. 

Gabriel Barbosa (DSL Rockies)


Jogador da cidade de Bastos, Barbosa estava designado para o DSL Colorado, mas foi enviado para o DSL Rockies no dia 17. No mesmo dia, ele teve sua primeira partida em 2021, ao jogar contra o próprio DSL Colorado.

Ele abriu a partida e lançou por duas entradas, cedendo duas rebatidas, uma corrida (não merecida) e um strikeout.

Juan Santos (DSL Pirates Black)


O brasileiro assinou com os Pirates em 2019 e, por conta da pandemia, teve que esperar até 2021 para entrar em campo. Logo na primeira semana, o arremessador de 18 foi usado em duas partidas.

No dia 13 contra o DSL Rays 2, ele lançou a última entrada da partida. Ele conseguiu dois strikeouts sem ceder rebatidas ou walks. Já no dia 16, contra o DSL Red Sox Blue, ele assumiu a partida na quarta entrada. 

Em uma entrada e um terço, ele cedeu três rebatidas, dois walks e teve três corridas merecidas, além de um strikeout e ter ficado creditado com a derrota.

Arthur Sabino (DSL Rangers2)


No dia 10, Arthur Sabino foi dispensado pela equipe do Texas Rangers. Além dele, a equipe cortou mais 17 jogadores das ligas menores e, até o momento dessa matéria, não consegui falar com o jogador.

Arizona/Flórida Complex Leagues


A complex League é o primeiro contato dos jogadores com os EUA, após o processo nas ligas dominicanas. Nessa temporada, Gunn Omosako (AZL Seattle Mariners), Eric Pardinho (FCL Toronto Blue Jays), Heitor Tokar (FCL Houston Astros) e Victor Mascai (FCL Houston Astros) começaram com as equipes em 2021!

Gunn Omosako (AZL Seattle Mariners)


Além de jogar no OF, Gunn tem sido utilizado como DH em algumas situações na equipe na Liga do Arizona. Na última semana ele participou de quatro partidas, teve 9 At bats, 3 rebatidas, 1 corrida impulsionada, 3 walks e ainda conseguiu um Home Run no último dia 12. Até o momento, ele está com uma média de .250 no bastão.

Eric Pardinho (FCL Toronto Blue Jays)


Quase dois anos após passar pela Tommy John Surgery, Pardinho tem voltado gradualmente para o montinho do Toronto Blue Jays. Na última semana, ele não foi utilizado e isso mostra que, mesmo com a boa primeira impressão, a franquia de Toronto está tomando todos os cuidados com o seu #15 principal prospecto.

Heitor Tokar (FCL Houston Astros)


Após começar a temporada jogando pelo Fayetteville Woodpeckers (Low-A), o arremessador foi chamado para o FCL Astros. Na última semana, ele se redimiu de sua primeira derrota em 2021 ao ficar com a vitória no dia 15, contra o FCL Mets! Ele arremssou por 3 entradas, cedendo somente 2 walks e conseguindo 4 strikeouts.

Victor Mascai (FCL Houston Astros)


O jogador é principalmente usado na primeira base, porém tem publicado vídeos treinando como catcher, além de ser uma opção constante como DH. Na última semana, ele participou de quatro partidas com a equipe, teve 16 At bats, 5 rebatidas, seis corridas impulsionadas e um walk.

Dois destaques precisam ser falados sobre Mascai. Primeiro que na partida do dia 12 contra os Marlins ele teve dois Home Runs e segundo (e provavelmente mais importante), ele foi chamado para integrar o elenco do Fayetteville Woodpeckers, equipe da Low-A do Houston Astros. A mudança vai ser oficializada nesta terça-feira (20), quando o time volta a campo.

Low-A


Rafael Ohashi (Dunedin Blue Jays)


Uma das surpresas da temporada 2021 tem sido Rafael Ohashi. Mesmo sem ter jogado nas ligas dominicanas em partidas oficiais, a franquia de Toronto optou por acionar o jogador diretamente na Low-A. 

Após oito partidas, Ohashi está passando por uma reabilitação no cotovelo e sua última partida foi no dia 26 de junho. Após conversa com o jogador, ele comentou que deve voltar aos campos nas primeiras semanas de agosto, quando estiver totalmente recuperado.

High-A


Igor Januario (Everett AquaSox)


O arremessador de 23 anos faz um trabalho sólido na equipe do AquaSox em 2021, participando de 13 partidas. 

Na última semana, ele participou da partida do dia 14, contra o Tri-City Dust Devils. Ele assumiu a partida na quinta entrada e arremessou por uma entrada e um terço, onde cedeu 6 rebatidas, 3 walks e 3 corridas merecidas. Por conta disso, ele ficou creditado com sua primeira derrota em 2021.

Gabriel Maciel (Cedar Rapids Kernels)


Um dos principais nomes do Brasil nas ligas menores, Maciel tem crescido muito durante a temporada na High-A. Na última semana, ele participou dos seis jogos da equipe. Ele teve 17 At bats, 6 rebatidas, 3 corridas impulsionadas, 4 walks e ainda conseguiu um Home Run no dia 14! 

Triple-A


Bo Takahashi (Louisville Bats)


Arremessador de 24 já está no último estágio antes de chegar a MLB. Em sua primeira temporada na Triple-A com o Cincinnati Reds, ele vem melhorando e aprendendo com todas as suas partidas.

No dia 15, ele abriu a partida contra o Nashville Sounds. Takahashi arremessou por seis entradas, cedendo cinco rebatidas, um walk e duas corridas merecidas, além de conseguir seis strikeouts.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários