"Eu não sou melhor que ninguém por estar aqui hoje, eu só não desisti do que eu almejava.", Confira a entrevista exclusiva com Ryan David

By Matheus Ornellas - 11:53

Após seu primeiro ano na CFL, Ryan já carrega muitas histórias e aprendizados. Créditos: Instagram do jogador.
A 10 anos atrás, viver do Futebol Americano sendo brasileiro não seria nem considerado um sonho, de tão inimaginável. Hoje, em 2023, já temos exemplos práticos que é possível. Pouco menos de um ano atrás, Ryan David estava no Centro de Treinamento Touchdown realizando os primeiros testes para o Combine Canadian Football League(CFL). Hoje, ele já se prepara para sua segunda temporada com o Calgary Stampeders. 

Com a terceira edição do Combine da CFL sendo promovida pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) chegando em Fevereiro de 2023, achei uma boa oportunidade para conversar com o Linebacker para contar sobre sua experiência na liga canadense.

Como você descreveria esse seu primeiro ano dentro da CFL ?

"O ano foi um completo aprendizado, a enciclopédia de conhecimento que aprendi nessa primeira temporada foi uma coisa que eu nunca tinha vivenciado antes, só fico grato a Deus por ter tido essa oportunidade."

Também falamos sobre sua chegada ao Calgary e a importância da Pré-temporada para ele.

"Eles me tratavam super bem, principalmente os Linebackers que me ajudavam muito, pois sabiam que eu era estrangeiro de um lugar bem diferente", comentou o brasileiro. Segundo Ryan, essa ajuda foi super importante para sua adaptação a CFL.

Ryan, antes de ser Draftado pelos Stampeders. Créditos: CFL.
"O Training camp chegar a ser a sua real avaliação. Ali eles fazem realmente os cortes para o elenco principal e para o Practice Squad, então tentei mostrar tudo que eu sabia e o quanto estava disposto a aprender e fazer de tudo pelo time. Graças a Deus nesse primeiro ano deu tudo certo"

Também perguntei para Ryan quais foram as principais dificuldades nessa primeira temporada e os grandes desafios que teve em 2022. "A maior dificuldade foi a adaptação ao nível de jogo, onde todo mundo é bom, forte, grande e rápido", comentou. O LB brasileiro também falou sobre as pequenas adaptações as regras e sobre como o jogo funciona na CFL.

"Muda bastante mesmo. Só que é uma questão de tempo que você vai se adaptando e aprendendo a jogar com as mudanças"

No final de Outubro, quando sua equipe foi encarar o Saskatchewan Roughriders, Ryan foi relacionado pela primeira vez para uma partida da temporada regular. O jogador falou sobre o sentimento naquele momento. "Foi uma sensação que não consigo explicar. Nesse dia eu só tive mais vontade e força para seguir lutando e me esforçando para alcançar voos maiores. Não só olhando para a próxima temporada, mas para o resto da minha carreira", comentou o brasileiro.

O Calgary chegou até as semifinais do Oeste para o BC Lions. Após o final da temporada, Ryan David teve seu contrato renovado com o Stampeders para 2023. Para o LB, foi a prova de confiança nele mais uma vez, que espera evoluir ainda mais que na primeira temporada e tirar o máximo proveito das oportunidades que aparecerem.

"Acho que minha maior qualidade no primeiro ano foi mostrar o quanto eu estava disposto a aprender o tempo todo. Eu estava tentando evoluir, independente de qualquer circustância que aparecia"

Ryan espera que, nos próximos anos, mais brasileiros cheguem a liga. Créditos: CFL,

Para fecharmos nossa entrevista, pedi para ele mandar um recado final para todos os jogadores do FABR que almejam jogar fora do Brasil. 

"Não é um processo fácil de chegar e, quando você chega, é pior ainda. Nem sempre viver um sonho quer dizer um mar de rosas, mas também não é impossível, além de ser gratificante viver isso tudo", ele começou. Na sequência, ele falou sobre profissionalismo.

Para ele, você precisa se esforçar para ser profissional antes que alguém te pague para você ser profissional. "Tenham suas prioridades bem esclarecidas. Eu não sou melhor que ninguém por estar aqui hoje, eu só não desisti do que eu almejava. Todo mundo tem condições de chegar onde quiser, basta fazer o que precisa ser feito e torço bastante para ver outros jogadores aqui em breve", encerrou.

CBFA e o Combine 

Em 2023, o combine para pré-seleção de jogadores para a CFL será realizado no dia 11 de fevereiro em Itapecerica da Serra (SP). As inscrições para o Combine se encerram no dia 07 de janeiro e todas as informações estão disponíveis nas redes sociais da CBFA.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários