O Chargers trouxe seu futuro QB?

By Matheus Ornellas - 14:38

O jogador não era o melhor da classe, mas tem potencial a ser trabalhado

A equipe do LA Chargers fez uma ótima campanha na temporada 2018 e parece ter se armado com ótimas peças no Draft para 2019. Mas na 5 rodada, ao Draftar o QB Easton Stick, a equipe fez uma escolha que pode ter passado despercebida por muitos analistas, mas que pode ter uma grande importância no futuro da franquia de Los Angeles.  

Vamos deixar uma coisa clara antes de começarmos a analisar o QB de North Dakota State. Diferente de outras posições, QBs que são selecionados no dia 3 raramente tem carreiras produtivas na NFL (Brady é a excessão da regra) e muitas vezes nem fazem o roster no final da pré-temporada e inicialmene Easton deve brigar pela vaga de 3 QB com Cardale Jones (que está em seu último ano de contrato). Porém, estamos falando de um QB que estava no radar de Bill Belichick durante o processo e que foi consistente em toda sua carreira universitária.  

Quais são as qualidades de Easton ?

Quando analisamos Easton ele tem muitos pontos positivos dentro e fora de campo. O jogador tem o recorde de vitórias na história da FCS (49), três anos consecutivos com mais de 2300 jardas aéreas, além de ser eficiente com as pernas quando necessário. Sua curva de aprendizado parece ser boa, com sua produção de jardas melhorando ano após ano, além de o número de interceptações ter caído progressivamente. Ele teve uma média de 61% dos passes completos em sua carreira, com pouco mais de 8600 jardas aéreas e mais de 2500 jardas pelo chão. Ele também tem uma ótima leitura pré-snap, conseguindo identificar Blitz e construindo jogadas positivas em cima dessas situações.  

Outro fator positivo para ele é a diversidade de formações. Enquanto alguns QBs no College ficam durante toda sua carreira simplesmente em um sistema, Easton foi testado e se mostrou eficaz em diversos. Suas 2500 jardas terrestres mostram que o QB pode correr com a bola mas, diferente que jogadores da posição como Josh Allen, quando a jogada não era uma corrida desenhada, ou uma read option, ele só forçava a corrida quando pareceu não ter mais opções. 

Problemas do QB

Mas nem tudo são flores quando falamos do QB, afinal de contas se ele só tivesse pontos positivos estaria no alto escalão, junto com Murray e companhia. O QB jogava na “segunda divisão” do College, o que torna seus adversários mais fracos e acaba desvalorizando sua tape. North Dakota State é a melhor equipe da DII, o que cercava Easton de talentos que o ajudavam mesmo em passes ruins, sem contar que o sistema tinha diversas situações de Catch and throw. Analisando suas partidas, vemos que o QB apresenta falhas na tomada de decisões e principalmente em encaixar os passes em janelas menores.  


Easton Stick é uma aposta para os Chargers. O jogador tem potencial e principalmente, tem tempo para desenvolver seu jogo, podendo ser preparado por duas ou três temporadas. Devemos ver ele em ação durante a pré-temporada e ver como o QB vai lidar jogando no nível da NFL. 


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários