Conheça Igor Kimura, o arremessador brasileiro do Tampa Bay Rays
By Matheus Ornellas - 11:36
|
História do jogador
Nascido em Maringá, no estado do Paraná, Kimura teve seus primeiros contatos com o beisebol aos cinco anos de idade. Segundo o arremessador, ele começou a brincar em um dos clubes da cidade paranaense. "Eu ia em um clube japonês de Maringá, o ACEMA (Associação Cultural e Esportiva de Maringá). No começo, eu só pensava no beisebol como uma brincadeira e uma forma de me divertir com meus amigos", relembra.Após pegar gosto pelo esporte, Igor começou a jogar na equipe de Maringá. O arremessador comentou que o clube foi o seu grande formador e pode participar de diversas competições junto com seus colegas de time. Segundo ele: "Participamos de muitas competições, como o brasileiro, o paranaense, a Taça Brasil e vários outros". Kimura também falou sobre suas passagens por outras equipes como a Medicina USP (SP), Gecebs (SP), Marília (SP) e o Anhanguera (SP).
Participação na seleção e contato com os Rays
Seu talento para o beisebol foi reconhecido mesmo quando bem jovem. Por conta disso, o arremessador do Paraná teve diversas participações pela seleção brasileira. Durante uma das competições, o Sul americano de 2018 disputado na Argentina, Kimura conheceu Tiago Magalhães. Ele viria a ser um olheiro da equipe do Tampa Bay Rays e, após ver o potencial do jovem arremessador, convidou ele para participar de um teste na República Dominicana.
"O Tiago foi o responsável por tudo isso. Ele me levou para o centro de treinamento da equipe na República Dominicana e tive a chance de mostrar todos os meus arremessos. Participei de alguns jogos testes lá dentro e conseguiu mostrar um bom trabalho."
Seleção Brasileira no Sul americano de 2018, onde o arremessador teve o contato com os Rays. Fonte: Instagram do Jogador |
Igor Kimura assinou com o Tampa Bay Rays no dia 24 de Julho de 2018, aos 19 anos. Menos de 20 dias depois do acordo fechado, o arremessador já foi desiganado para o DSL Rays 2, que joga a Dominican Summer League, nível Foreign Rookie da MiLB. A notícia foi muito boa, pois o arremessador havia assinado com o Colorado Rockies no começo do mesmo ano, mas o contrato acabou sendo cancelado
Primeiras impressões
Quando o arremessador assinou com a equipe a temporada 2018 já estava a todo vapor. Mesmo assim, ele foi acionado para participar de algumas partidas e ter seus primeiros lançamentos dentro das ligas menores. "Quando eu cheguei após a bateria de testes, fui colocado como arremessador fechador. Acabei não tendo tantas aparições, mas consegui bons números quando tive a oportunidade de mostrar meu trabalho", apontou o jogador.
Kimura participou somente de quatro partidas na temporada 2018. Mas, como ele lembrou, suas atuações foram boas. Igor teve duas oportunidades de ficar com o save da partida e conseguiu ambas. Nas sete entradas que lançou, cedeu somente uma rebatida e nenhuma corrida, ele ainda conseguiu 9 strikeouts , encerrou três partidas e ainda teve um hold.
Bola lançada para o primeiro strikeout de Kimura. Fonte: Instagram do jogador |
Números de Igor na temporada 2018
Confira abaixo todos os números do arremessador brasileiro em sua primeira temporada nas ligas menores.
Jogos - 4
Vitórias - 0
Derrotas - 0
Saves - 2
Holds - 1
ERA - 0.00
Innings lançados - 7
Rebatidas cedidas - 1
Corridas merecidas - 0
Home Runs cedidos - 0
Walks Cedidos - 1
Strikeouts - 9
Titularidade em 2019 e reconhecimento da equipe
Na temporada seguinte, o arremessador seguiu designado com o DSL Rays 2. Igor ainda não seria um dos titulares na rotação, mas isso mudou durante a competição. "Em 2019 eu poderia jogar a temporada completa, mas comecei como um dos lançadores reservas. Mas, durante o primeiro mês do torneio, um dos dos nossos arremessadores acabou se machucando e tive a oportunidade de ser chamado para o seu lugar na rotação titular", relembrou o brasileiro.
Das 16 partidas que teve com o time, foi titular em metade delas. Suas boas atuações foram reconhecidas pelo time de desenvolvimento, que deram o prêmio de lançador do mês de Julho para Igor. Em 2019 ele acumulou três vitórias e duas derrotas, além de um hold e uma partida encerrada.
Igor foi o quarto jogador com mais partidas pelo DSL Rays 2 na temporada. O arremessador também foi o quarto com mais jogos como titular, terceiro com mais entradas lançadas (54.2) e o segundo com mais strikeouts, com 47. O número zero também é muito importante na estatística do brasileiro. Em dois anos, ele não cedeu nenhum home run.
Números de Igor na temporada 2019
Jogos - 16
Jogos Iniciados - 8
Vitórias - 3
Derrotas - 2
Saves - 0
Holds - 1
ERA - 3.29
Innings lançados - 54.2
Rebatidas cedidas - 47
Corridas merecidas - 20
Home Runs cedidos - 0
Walks Cedidos - 19
Strikeouts - 47
Futuro na MLB
O caminho ainda é longo para o arremessador do Paraná. Assim como Arthur Sabino, que entrevistamos na semana passada, Kimura ainda está no primeiro nível das ligas menores. Mas isso não parece desanimar o jogador que acabou de completar 21 anos. Segundo ele: " Minha principal meta e foco tem que ser melhorar cada dia mais. Estou treinando bastante para poder seguir um bom trabalho e ganhar meu espaço de forma merecida dentro da liga". Assim como todos os jogadores de beisebol que atuam para a MLB, Igor está sem previsão de jogo por conta da pandemia do novo Coronavírus.
Após primeira temporada como titular, Igor espera seguir bom trabalho em 2020. Fonte: Instagram do Jogador |
O caminho para chegar até o elenco principal do Tampa Bay Rays ainda pode levar o brasileiro para 8 equipes diferentes dentro das ligas menores. São elas:
- Durham Bulls, time da Triple-A
- Montgomery Biscuits, time da Double-A
- Charlotte Stone Crabs, time da Class A-Advanced
- Bowling Green Hot Rods, time da Class A
- Hudson Valley Renegades, time da Class A Short Season
- Princeton Rays, time da Rookie League
- GCL Rays, time da Rookie League
- DSL Rays 1, time da Foreign Rookie
Ficha Técnica
Data de Nascimento: 14 de Abril de 1999
Cidade: Maringá - PR
Equipes: ACEMA (PR), Medicina USP (SP), Gecebs (SP), Marília (SP), Anhanguera (SP) e DSL Rays 2 (Foreign Rookie MLB).
Participações na seleção brasileira: Pan Americano de 2009 (sub-10), Mundial de 2011 (sub-12), Pan Americano de 2013 (sub-15), Mundial de 2014 (sub-15), Pan Americano de 2016 (sub-18), Sul-Americano de 2018 (categoria adulta) e Classificatória WBC de 2020* (categoria adulta).
Tipos de lançamento: Reta, changeup, curva e slider.
Tipos de lançamento: Reta, changeup, curva e slider.
0 comentários