MLB

Conheça Arthur Sabino, uma das promessas brasileiras na MLB

By Matheus Ornellas - 01:56

Arthur Sabino com a camisa do Texas Rangers depois da assinatura do contrato — Foto: Divulgação
Arthur Sabino, quando assinou com os Rangers em 2018. Fonte: Divulgação
Na MLB, já tivemos seis jogadores brasileiros em momentos diferentes. Desde Yan Gomes, que estreou em 2012, até Bo Bichette, que é filho de mãe brasileira e estreou durante a temporada 2019. Além deles, já tivemos André Rienzo, Paulo Orlando, Thyago Vieira e Luiz Gohara. Porém, o caminho até um dos 30 times da Major League é bem longo e alguns brasileiros estão na luta para conseguir o seu espaço. Vamos apresentar cada um deles, começando pelo arremessador Arthur Sabino. Confira a entrevista abaixo.


História do jogador

Apesar de nascer em São Paulo, o jogador se mudou aos 6 anos para a cidade de Pereira Barreto, a 634 km da capital paulista. Segundo Arthur, seu primeiro esporte foi o futebol, quando morava em São Paulo e seguiu praticando a modalidade na nova cidade. Porém, após uma vizinha comentar sobre beisebol e que a cidade tinha uma equipe, o lançador entrou na nova modalidade esportiva.

"Joguei por muitos anos no time da minha cidade e vencemos todas as competições na época. Nosso time era muito forte e vencemos praticamente todas as competições que participamos, inclusive um campeonato no Peru", comentou Sabino.

Após essa competição, o arremessador conheceu o CT de Ibiúna, que fica localizado no estado de São Paulo. Mesmo assim, seguiu com o time de sua cidade até o mesmo acabar. Segundo ele: " Eu joguei com o time de Pereira Barros até a categoria pré-júnior. Mas, depois daquele ano o time acabou e com isso comecei a jogar pelo time de Ibiúna".

Arthur falou mais sobre o Centro de treinamento de Ibiúna, onde muitos jogadores brasileiros podem ser analisados por equipes da MLB. "O CT é muito importante. Lembro que fui o primeiro bolsista da MLB a entrar lá. A estrutura é excelente para treinar, os técnicos também estão sempre a disposição e me ajudaram muito. O complexo é muito melhor do que alguns que passei na República Dominicana", afirmou. 

Ele falou sobre os olheiros, que também ajudaram seu desenvolvimento e como Ibiúna é excelente para seguir e conquistar metas. "Eles ajudam muito na sua progressão, até mesmo para conseguir contratos com equipes ou universidades", relembrou.

Contato com o Texas Rangers

O lançador de 18 anos assinou com o Texas Rangers em 02 de Julho de 2018. Pouco mais de um ano depois, ele foi designado para o DSL Rangers 2, que joga a Dominican Summer League, nível Foreign Rookie da MiLB. 

O arremessador falou sobre o contato que teve com o Texas Rangers, franquia da MLB com qual tem contrato. " Tive contato com algumas equipes, mas nem imaginava o contato com o Texas", comentou. Segundo ele, a competição que fez ele ser mais notado, foi o torneio organizado pelo Seattle Mariners, que acontece em Ibiúna.

Arthur comentou sobre a competição. " Estava competindo na categoria Júnior. A competição abre muitas portas para todos os jogadores, que são observados por muitos olheiros diferentes". O arremessador seguiu falando sobre quando os olheiros notaram ele. Segundo o jogador: " Eu estava jogando uma semifinal contra o Nippon Blue Jays e consegui um desempenho muito bom. Na época, as competições tinham sete entradas. Durante as primeiras seis, eu cedi somente uma corrida, que acabou sendo um Home Run. Depois do jogo, um dos olheiros veio falar comigo. Ele me elogiou, pois depois que sofri essa corrida, mantive minha calma e conseguiu seguir bem". Sabino ainda lembrou que, na sequência, lançou a bola mais rápida da vida até aquele momento: Uma bola rápida de 93 milhas (que chega próximo a 150 Km por hora).

Arthur Sabino, durante o torneio montado pelo Seattle Marines. Fonte: Five Company

Chegada na equipe


Ao ser designado para o DSL Rangers 2, o arremessador viajou para a República Dominicana. Porém, para Arthur, o ambiente foi bom. "Eu já estava acostumado a viver longe da minha família quando ficava no CT de Ibiúna. Até a parte do idioma foi tranquila, meus companheiros de equipe me ajudaram bastante", lembrou. Mas ele não pode negar a empolgação ao chegar na equipe. Foi uma "sensação de sonho conquistado". 

Estreia e começo complicado


Sua primeira partida foi contra o DSL Cubs 2, no dia 07 de Junho de 2019. Durante a temporada, ele teve 16 partidas, todas como arremessador reserva. " Eu estava na minha melhor fase, muito confiante e acreditando que tudo ia dar certo. O planejamento original era que eu fosse usado como abridor. Mas, com a lesão que tive no cotovelo duas semanas antes da temporada começar, isso acabou não acontecendo", comentou o arremessador.

Arthur ainda falou sobre os primeiros jogos que, segundo ele, foram complicados. Para ele: " Quando pude jogar, fui colocado como arremessador reserva. Mesmo sentindo um pouco de dor ainda, segui jogando, mas isso afetou a velocidade dos meus lançamentos. Só fui ficar recuperado no último mês da competição, quando comecei a jogar melhor e a velocidade foi voltando e isso me ajudou a terminar bem a temporada". O brasileiro acabou terminando empatado com Peniel Mena, com mais jogos no montinho pela equipe dos Rangers 2. Arthur falou sobre como o apoio da família foi fundamental durante a temporada, principalmente enquanto tratava a lesão. Segundo o arremessador: "Eles sempre foram uma motivação para mim, principalmente nos momentos mais difíceis ".
Ele conseguiu a marca de 3 vitórias e nenhuma derrota, além de encerrar cinco partidas em 2019. Foi o segundo arremessador com mais strikeouts entre os jogadores que não começaram nenhuma partida, com 29. 

Números de Arthur na temporada 2019

Confira abaixo todos os números do arremessador brasileiro em sua primeira temporada nas ligas menores.

Jogos - 16
Vitórias - 3
Derrotas - 0
ERA - 6.43
Innings lançados - 28
Rebatidas cedidas - 29
Corridas merecidas - 20
Home Runs cedidos - 1
Walks Cedidos - 23
Strikeouts - 29

Futuro na MLB

Totalmente recuperado, Arthur só tem pensamentos positivos para sua sequência. " Eu volto ainda mais animado e confiante agora que posso lançar 100%. Estou muito ansioso e treinando bastante aqui na minha cidade", comentou animado. Porém, o arremessador terá que esperar um pouco para voltar ao montinho, já que a temporada está paralisada por conta da pandemia e o jogador não sabe quando as atividades serão iniciadas. Ele lamentou o adiamento da liga em 2020, mas está usando isso para treinar bastante e conseguir manter o ritmo e manter o corpo fortalecido.


Recuperado da lesão, o arremessador segue treinando em Pereira Barreto. Fonte: Rede Social do Jogador
Com 18 anos, Sabino ainda tem muito espaço para se desenvolver. Só o Texas Rangers tem mais 7 equipes das ligas menores onde ele pode atuar e melhorar ainda mais seus lançamentos. São eles:

- Nashville Sounds, time da Triple-A
- Frisco Rough Riders, time da Double-A
Down East Wood Ducks, time da Class A-Advanced
Hickory Crawdads, time da Class A
Spokane Indians, time da Class A Short Season
AZL Rangers, time da Rookie League
- DSL Rangers 1, time da Foreign Rookie


Ficha Técnica

Data de Nascimento: 26 de Março de 2002
Cidade: São Paulo - SP
Equipes: Pereira Barreto (SP), Ibiúna (SP) e DSL Rangers 2 (Foreign Rookie  MLB)
Participações na seleção brasileira: Campeão Pan Americano categoria pré infantil (2012), 5º lugar Pré Mundial categoria infantil (2014), 5º lugar Pré Pan Americano categoria pré júnior (2015), 3º lugar Pan Americano categoria pré júnior (2016)*, 5º lugar Pré Mundial categoria júnior (2017).
Tipos de lançamento: Reta, curva e changeup

* Recebeu o prêmio de melhor arremessador. 

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Ótima reportagem!Que vc continue fazendo easas entrevistas com os atletas brasileiros do beisebol para que as pessoas possam conhecer um pouco mais desse esporte!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reportagem! Precisamos muito divulgação do beisebol brasileiro e mostrar talentos como Sabino para inspirar nossos atletas!
    Sorte Sabino, tudo vai dar certo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela reportagem! Precisamos muito divulgação do beisebol brasileiro e mostrar talentos como Sabino para inspirar nossos atletas!
    Sorte Sabino, tudo vai dar certo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela reportagem, serve como inspiração para essa nova era que estamos vivendo e mostrar que apesar de ser uma cidade distante da capital Paulista, " vivemos o melhor do beisebol brasileiro em Pereira Barreto com esse jogador na equipe".

    ResponderExcluir