De Marília para a MLB: Conheça o arremessador Igor Januario

By Matheus Ornellas - 18:58

Igor Januario, durante a tempoada 2019. Créditos: Instagram do jogador

Nesta semana entrevistamos o brasileiro Igor Januario. Assim como Andre Rienzo, Thyago Vieira e Luiz Gohara, o arremessador de 22 anos sonha em um dia arremessar no nível mais alto da Major League Baseball. A dois anos com a equipe do Seattle Mariners, Januario vem trilhando seu caminho dentro das ligas menores.

História do jogador

O jovem arremessador é natural de Marília, que fica no interior de São Paulo e é conhecida como uma das cidades mais fortes do beisebol brasileiro. Assim como muitos jogadores, a inspiração para Igor veio muito cedo e começou dentro de sua própria casa. " Eu conheci o esporte quando era criança, por conta do meu irmão mais velho", conta o brasileiro. "Ele já praticava o esporte e quando eu tinha quatro anos comecei a brincar de beisebol com ele", completa.

No Brasil, o lançador jogou somente pelo time da sua cidade: o Nikkey Marília. Igor lembra que participou de inúmeros campeonatos por todas as categorias de base da equipe do interior, até chegar ao nível adulto. Uma curiosidade sobre o arremessador é que, mesmo agora presente em um plantel da MLB, ele sempre participa de jogos quando pode por seu time de origem. "Hoje em dia consigo jogar algumas fases da Taça Brasil de Beisebol pela equipe", comentou.

Januario também lembrou de suas passagens representando a seleção brasileira de beisebol. Mas, diferente de outros jogadores que tiveram chances mais jovens, as primeiras participações aconteceram quando o arremessador tinha 17 anos. Ele lembrou de sua primeira oportunidade. " Ao participar do mundial no Japão, tive uma grande experiência. Pude ver o quão forte o beisebol é, além
de importante em outros países", contou o jogador.

Após essa competição, Igor teve diversas experiências com a seleção em jogos no México, Argentina, Panamá e até mesmo no Brasil, que sediou as competições do Pré-Pan em 2019. "Tive sempre a oportunidade de jogar ao lado de grandes estrelas do beisebol brasileiro", relembrou.


Seattle Mariners  

Em 2018, durante o Pré-Mundial no Panamá, Igor teve o primeiro contato com o Seattle Mariners, franquia da Major League. Os olheiros da equipe viram a atuação do jogador  na competição e o chamaram para participar de uma bateria de testes que aconteceria no Brasil. Alguns meses após esse evento, ele assinou com a equipe no dia 12 de Março de 2018.

Foto tirada ao chegar na equipe em 2018. Crédito: Instagram do jogador

Menos de 3 meses depois da assinatura, o brasileiro foi designado para a equipe do DSL Mariners, que joga a Dominican Summer League, nível Foreign Rookie da MiLB. "Tive que aprender do zero o espanhol, mas até que não foi algo muito difícil para mim. Também precisei me acostumar a uma nova rotina de jogos e treinamentos diários".

2018 promissor, mas interrompido

Menos de 15 dias depois de se apresentar ao Seattle Mariners, Igor foi acionado para jogar. Em sua estreia, ele lançou uma entrada contra o DSL Tigers 2, onde eliminou os três rebatedores adversários com strikeouts. No jogo seguinte, conquistou sua primeira vitória ao arremessar duas entradas contra o DSL Royals 2, sem ceder sequer uma rebatida.

Porém, após quatro partidas, o brasileiro acabou sofrendo com uma lesão no cotovelo. Januario ficou afastado por cerca de um mês, antes de poder voltar e realizar mais dois jogos antes da temporada 2018 se encerrar. "Por conta da lesão, não tive a oportunidade de jogar em muitas partidas. Mas terminei o ano bem e com bons números", lembrou.

Números de Igor na temporada 2018


Confira abaixo todos os números do arremessador brasileiro em sua primeira temporada nas ligas menores.


Jogos - 6 Vitórias - 2 Derrotas - 1 Saves - 0 Holds - 0 ERA - 2.16 Innings lançados - 8.1 Rebatidas cedidas - 5 Corridas merecidas - 2 Home Runs cedidos - 0 Walks Cedidos - 3 Strikeouts - 11


2019 sólido e reconhecido

Em seu segundo ano com o Mariners, o arremessador foi mantido na equipe DSL Mariners. Dessa vez, Januario não teve problemas com lesões e conseguiu participar de mais jogos pelo time e, com isso, mostrar mais seu trabalho. A comprovação da boa temporada veio de duas formas diferentes: A primeira delas foi sua promoção para o AZL Mariners, que é o próximo time na sequência das ligas menores da franquia, onde ele deverá lançar em 2020. A segunda foi o prêmio que recebeu da equipe no ano passado, de melhor companheiro de equipe.


Prêmio recebido após a temporada 2019. Crédito: Instagram do jogador


Números de Igor na temporada 2019

Jogos - 12
Vitórias - 2
Derrotas - 1
Saves - 7
Holds - 1
ERA - 2.79
Innings lançados - 19.1
Rebatidas cedidas - 16
Corridas merecidas - 6
Home Runs cedidos - 1
Walks Cedidos - 7
Strikeouts - 16

Futuro na MLB

Ainda sem saber como as ligas menores irão funcionar em 2020, o arremessador se mantém focado e com suas metas bem definidas. "Quero voltar melhor do que terminei no ano passado, mesmo com todas as dificuldades que estamos encarando para treinar devido a todos os problemas com a Covid-19. Espero seguir crescendo com meu desempenho e que seja um bom ano e sem lesões", encerrou.


"Foco é em mais um ano sem lesões". Créditos: Instagram do jogador

O caminho para chegar até o elenco principal de Seattle ainda pode levar o brasileiro para 5 equipes diferentes dentro das ligas menores. São elas:

- Tacoma Rainiers, time da Triple-A
- Arkansas Travelers, time da Double-A
- Modesto Nuts, time da Class A-Advanced
- West Virginia Power, time da Class A
- Everett AquaSox, time da Class A Short Season

Ficha Técnica

Data de Nascimento: 20 de Janeiro de 1998
Cidade: Marília (SP)
Equipes: Marília (SP), DSL Mariners (Foreign Rookie MLB)
Tipos de lançamento: bola rápida de quatro costuras, changeup e slider.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários