Do ABC para a MLB: Conheça Pedro da Costa
By Matheus Ornellas - 14:09
![]() |
Pedro da Costa, durante sua preparação em 2019. Créditos: Instagram do Jogador |
História do jogador
Apesar de ter nascido no ABC Paulista, mais precisamente em Santo André, Pedro da Costa construiu sua história na modalidade no interior de São Paulo, na cidade de Marília."Quando eu tinha sete anos, um amigo me convidou para ir assistir beisebol e conhecer o esporte. Depois de treinar pela primeira vez, já comecei a gostar bastante e segui nesse caminho até hoje"
No Brasil, o time de Marília foi a única que Pedro representou. Mas, assim como muitos jovens que se destacam no esporte, ele também teve a oportunidade de representar a seleção brasileira. Segundo o arremessador, foram quatro oportunidades diferentes.
"Tive a oportunidade de jogar pelo Brasil em dois Mundiais e em dois Pan Americanos. Foi uma experiência incrível, onde fiz grandes amigos, aprendi muito sobre o beisebol e foram grandes oportunidades para a minha vida."
Segundo ele, a união e energia da seleção é algo único, em que todos têm a mesma meta: buscar um título para o Brasil. Mas ele também tem um título individual na lembrança, o arremessador recebeu o prêmio de jogador mais vitórias e menos corridas cedidas durante o Mundial de 2018.
![]() |
No Mundial Sub-15, o arremessador foi o destaque do Brasil. Créditos: Instagram do Jogador |
Academia da MLB e chegada ao Mariners
Com apenas 14 anos, Pedro tomou uma decisão fundamental para sua carreira. Ele se mudou para o CT Yakult, na cidade de Ibiúna-SP. O centro de treinamento é a sede da Major League Baseball no Brasil e tem sido responsável pelo desenvolvimento de muitos jovens atletas."Fiquei longe da minha casa e da minha família por praticamente dois anos, treinando, estudando e trabalhando muito, para conseguir minha oportunidade. Nesse tempo eu fui observado por alguns times e, em uma dessas oportunidades, consegui assinar com o Seattle Mariners"
No dia 02 de Julho de 2019, o arremessador assinou oficialmente seu contrato. Como a temporada das ligas menores já estava acontecendo, o brasileiro não foi designado para nenhuma equipe das minors dos Mariners. Porém, ele foi para o complexo da equipe na República Dominicana, para conhecer mais o time e participar de suas primeiras atividades e jogos amistosos.
![]() |
Na academia da MLB, Pedro assinou seu contrato profissional. Créditos: Instagram do Jogador |
Ele também lembrou que, apesar de toda a preparação e testes, sua contratação foi uma grande surpresa. Segundo Pedro, ajudou ele a criar mais responsabilidade, além de uma grande evolução física e mental, que permitiu enxergar novos caminhos na vida.
Temporada 2020
Esse ano seria a primeira temporada oficial de Da Costa nas ligas menores. Porém, ele não havia sido designado para nenhuma equipe até o cancelamento da temporada das ligas menores em 2020. O provável destino do arremessador deve ser o DSL Mariners, que joga a Dominican Summer League, nível Foreign Rookie da MiLB.
" Minhas expectativas estão bem altas para uma boa temporada, ainda mais por ser a minha primeira. Estou bem confiante, me preparando cada vez mais, para chegar pronto para jogar pela equipe"
O caminho para chegar até o elenco principal de Seattle ainda pode levar o brasileiro para sete equipes diferentes dentro das ligas menores. São elas:
- Tacoma Rainiers, time da Triple-A
- Arkansas Travelers, time da Double-A
- Modesto Nuts, time da Class A-Advanced
- West Virginia Power, time da Class A
- Everett AquaSox, time da Class A Short Season
- AZL Mariners, time da Rookie League
- DSL Mariners, time da Foreign Rookie League
Mesmo com a quarentena, Pedro mantém seus focos e metas e lidando com as adversidades da melhor forma possível. Hoje, ele consegue arremessar a bola, curva, changeup e vem desenvolvendo a slider a suas opções de lançamento.
"Com essa parada forçada da quarentena, eu tenho trabalhado para estudar muito o jogo, meu conhecimento do esporte e seguir evoluindo. Também estou trabalhando bastante para melhorar meu inglês, que é algo importante para meu futuro."
Ele também segue treinando na medida do possível, dentro de casa. Segundo o brasileiro, os exercícios vão desde corridas, até movimentos para soltar mais o seu braço. "O mais importante é treinar da melhor forma, mas dentro de casa e protegendo a minha família", finalizou.
Ficha Técnica
Data de Nascimento: 22 de Maio de 2003
Cidade: Santo André (SP)
Equipes: Marília (SP) e Seattle Mariners (MLB)
0 comentários