Segundo arremessador brasileiro no Toronto Blue Jays, Rafael Ohashi trilha sua carreira na MLB

By Matheus Ornellas - 18:37

Antes da temporada 2020 ser cancelada, Ohashi estava se preparando para estrear. Créditos: Instagram do jogador
Nesta semana, entrevistamos o brasileiro Rafael Ohashi. Após começar bem jovem no beisebol por conta do pai, o jovem de 17 anos faz parte do elenco do Toronto Blue Jays desde 2019. Assim como o colega brasileiro no elenco Eric Pardinho, Ohashi joga como arremessador.

História do jogador

Nascido em Campinas, o brasileiro deu seus primeiros passos dentro da modalidade aos 10 anos. Assim como muitos jovens atletas, Rafael teve a influência de seus pais para entrar no beisebol.

"Meu pai sempre quis que eu fizesse algum esporte, por conta da minha saúde. Um dia ele me perguntou se eu queria ir treinar com a equipe do Tozan e eu aceitei. Depois desse dia, o beisebol me ganhou por completo"

O ACA Tozan é uma equipe da cidade de Campinas, em  São Paulo. Segundo o arremessador, ele saiu da equipe quando vários jogadores começaram a parar de praticar a modalidade, foi quando ele começou a jogar pelo Cooper Cotia.

"Infelizmente a minha turma desanimou um pouco depois de um ano e vários jogadores saíram. Depois que entrei na academia de beisebol de Ibiúna, procurei alguma equipe que fosse mais próximo de Campinas"

Em 2017, ele chegou no time de Atibaia, onde foi visto pelos olheiros da MLB em 2019. Vale reforçar que Ohashi ainda atua quando pode pela equipe, inclusive tendo participado do título da Taça Brasil de 2019.


Com seus companheiros, após a Taça Brasil 2019. Créditos: Instagram do jogador
"Tive a chance de participar de muitos torneios no Brasil, como a Copa Seattle Mariners, Campeonato Paulista e a própria Taça Brasil"

Dois anos após começar na modalidade, o arremessador teve sua primeira passagem pela seleção brasileira. "Pude viajar para o Japão, México, Colômbia, Panamá e Estados Unidos com o Brasil. Foram grandes experiências, onde aprendi muito, pude aperfeiçoar minha técnica com muitos treinadores e assistir o nível do beisebol de outros países", comentou.

Mesmo com apenas 17 anos, Rafael já é um grande nome dentro do cenário nacional. Ele inclusive fazia parte do elenco que disputaria uma vaga no mundial em Ohio em Março, mas o evento foi cancelado por conta da pandemia do Coronavírus.

Contato do Toronto Blue Jays

Em Junho, durante uma partida da Liga Paulista em 2019, o arremessador estava sendo observado por um olheiro da franquia da MLB. Segundo ele, a notícia veio direto do seu pai.

"Não sabia que tinha um scout do Blue Jays lá indo me observar. Ele deu a notícia do meu pai, perguntando se eu queria aceitar a oferta de ser um jogador profissional. Foi algo de outro mundo e fiquei sem palavras, a realização de um sonho"

No dia 2 de Julho de 2019, Rafael Ohashi oficialmente assinava com o Toronto Blue Jays. Ele lembrou da recepção que teve dentro do elenco e que conseguiu se adaptar com facilidade a nova rotina e aos novos companheiros.

Ohashi no dia da assinatura. Crédito: Instagram do jogador
Como a temporada das ligas menores já estava acontecendo, o brasileiro não foi designado para nenhuma equipe das minors do Toronto. Porém, ele participou de diversos treinamentos, além de partidas amistosas, que servem para a preparação, melhorar suas técnicas e no caso dos arremessadores, trabalhar novos efeitos.

"Nos meus primeiros contatos eu estava um pouco nervoso, pois ali o esporte deixava de ser uma brincadeira para mim e começava uma profissão. Mas consegui ir me soltando com o passar dos treinos na equipe"


Temporada 2020

Assim como todos os jogadores de todos os níveis, Ohashi se apresentou ao Toronto Blue Jays no começo de 2020. Após os primeiros treinos, ele foi designado para o DSL Blue Jays, que compete na Foreign Rookie, que é tradicionalmente disputada na República Dominicana.  Além da equipe, o brasileiro pode passar por mais sete equipes das ligas menores do Toronto Blue Jays. São elas:

- Buffalo Bisons, time da Triple-A
- New Hampshire Fisher Cats, time da Double-A
- Dunedin Blue Jays, time da Class A-Advanced
- Lansing Lugnuts, time da Class A
- Vancouver Canadians, time da Class A Short Season
- Bluefield Blue Jays, time da Rookie League
- GCL Blue Jays, time da Rookie League

Mas, como já reportado neste blog, a temporada foi cancelada por conta da pandemia. Isso, porém, não desanima o jogador, que tem um foco para seguir sua evolução.

Durante 2019, o arremessador teve suas primeiras experiências. Créditos: Instagram do jogador
"Espero continuar trabalhando para melhorar meu jogo e me superar a cada dia dentro de campo. E claro, fazer uma boa primeira temporada por Toronto"

Companheiro brasileiro no elenco

Além de Rafael, o Toronto Blue Jays tem mais um brasileiro: o arremessador Eric Pardinho. Segundo o jovem, os dois tem uma boa amizade e a presença dele o ajuda bastante.

"É muito bom. Eu acabo aprendendo muito com ele e também é sempre bom ter alguém para conversar em português. Tenho muita consideração por ele e recebo muitas dicas e conselhos dele que me ajudam bastante"

Ficha Técnica
Data de Nascimento: 8 de Outubro de 2002
Cidade: Campinas (SP)
Equipes: ACA Tozan (SP),  Cooper Cotia (SP), Atibaia e DSL Blue Jays (Foreign Rookie  MILB) 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários