Quais os jogadores do ataque para ficar de olho no Dia 3 do Draft?

By Matheus Ornellas - 21:43


Com uma classe com grandes jogadores, bons nomes devem estar disponíveis no dia 3 do Draft.

A duas semanas do Draft de 2021 da NFL, diversos portais e comentaristas de futebol americano (incluindo eu), investem ainda mais nos Mock Drafts e quais serão as possíveis escolhas de primeira rodada de cada uma das 32 equipes da National Football League.

Mas todos nós sabemos que todas as franquias não são montadas somente por escolhads de primeira rodada e sim em todas as 259 que acontecem nas sete rodadas do Draft. Como é praticamente impossível entender o que cada um dos times imagina de cada jogador, trouxe alguns nomes que devemos ouvir a partir do terceiro dia do Draft, quando temos a quarta, quinta, sexta e sétima rodadas.

Serão dois jogadores para cada posição, com algumas menções honrosas na lista. E pode ficar tranquilo, os QBs não vão ser comparados ao Tom Brady !

Quarterback (QB)



Em uma classe com nomes que devem sair na primeira rodada como Trevor Lawrence, Justin Fields e Zach Wilson, outros QBs estão no radar das equipes da NFL. Abaixo vamos falar de Ian Book, QB de Notre Dame e Shane Buechele, que teve passagem pela faculdade do Texas e encerrou sua carreira universitária em SMU.

Ian Book (RS Senior), Notre Dame


Projeção: Sexta Rodada
Possíveis Equipes: Falcons, Patriots

Após quatro temporadas com a faculdade de Notre Dame, o QB se despediu da carreira universitária. Foram quase 9 mil jardas aéreas para Ian Book, que teve 72 touchdowns e 20 interceptações. Ele ainda detém o recorde de mais vitórias por um QB de Notre Dame.

O Bom

Conseguiu extrair o máximo do sistema que tinha nas mãos, abusando dos passes em curta e média distância. Ajudou Notre Dame a chegar aos playoffs por duas temporadas e teve a chance de jogar contra uma boa competição. Como um bom pocket passer, tem paciência e se movimenta bem dentro de suas proteções. 

O Ruim

Possui mobilidade e velocidade, que inclusive renderam touchdowns pelo chão e boas jogadas, mas não é o modelo de QB que vai conseguir sair do pocket e extender as jogadas com frequência. Por ter um braço limitado, não permitiu a Notre Dame usar mais conceitos verticais e ainda precisa trabalhar melhor seu processamento do jogo, que o fez perder diversas janelas de passe durante sua carreira.

Shane Buechele (Senior), Texas e SMU

Projeção: Sétima Rodada
Possíveis Equipes: Bears, Saints

Seus dois anos em SMU ajudaram bastante as chances de Buechele ter uma oportunidade na NFL. Pelos Mustangs, ele teve mais de 7 mil jardas e colocou seu nome no radar para algumas franquias.

O Bom

Buechele possuiu uma boa antecipação nos seus passes e consegue achar boas janelas nos niveis curtos e médios do campo, além de escanear bem a defesa de modo geral.





O Ruim

Não possui o modelo de QB considerado atlético, na verdade passa longe disso. Esse ponto negativo ganha ainda mais força quando Shane tenta sair do pocket e estender as jogadas. Outro fator é a falta de força no braço para encaixar passes mais longos, além de não ser o mais preciso dos QBs passando em movimento.

Running Back (RB)



A classe em si já não é tão bem vista como a do ano passado por exemplo, tendo chances de nenhum ou somente um RB sair na primeira rodada. Vamos falar de dois jogadores de Michigan agora: o RB Chris Evans e o FB Ben Mason.


Chris Evans (Senior), Michigan

Projeção: Quinta Rodada
Possíveis Equipes: Patriots e Steelers 

Um jogador de quatro estrelas saindo do ensino médio e que teve uma temporada promissora como calouro em Michigan. Mesmo sem jogar em 2019 e com um 2020 de baixa produção, ele chamou atenção durante toda a semana no Senior Bowl.

O Bom

Atende ao requisito da NFL para novos RBs: Tem capacidade para receber a bola e produzir após a recepção. Tem um instinto muito bom para aguardar os bloqueios e deixar a jogada se desenvolver antes de simplesmente sair disparando. Como bloqueador não é espetacular, mas é regular e consistente.


O Ruim

O jogador não atuou em 2019 por problemas acadêmicos, o que é péssimo para qualquer atleta aos olhos da NFL. Mesmo com bons treinos na semana do Senior Bowl, não jogou na partida, o que limitou a chance de algumas franquias olharem sua atuação contra bons defensores que também estão indo para o Draft.

Não é o modelo de RB que consegue correr por fora da OL e não tem uma grande explosão, tornando ele um jogador que "precisa" de um sistema terrestre de Gap para ter sucesso, o que vem sendo menos usado pela liga nos últimos anos.


Ben Mason (Senior), Michigan

Projeção: Sétima Rodada
Possíveis Equipes: Dolphins, Packers

Um jogador muito versátil dentro da faculdade de Michigan, tendo atuado como TE, DL e FB. Como um bom representante da sua posição, cuidou de muito "trabalho sujo" dentro do jogo corrido, além de ser uma boa arma em situações de passe.

O Bom

Mason é atlético e possui a força que a NFL pede para esse modelo em que FB que também pode atuar como TE. Uma grande arma carregando a bola nas jardas finais do campo, além de uma visão espetacular para entender melhor seus bloqueios ou quando é usado em situações de passe.


O Ruim

Por não ser um TE de origem, seu valor de Draft cai um pouco. Não possui a velocidade para carregar a bola por fora da linha e dificilmente vai ser um nome que vai brilhar no final do dia.

Wide Receiver (WR)



Nada de Ja'Marr Chase, Smith ou esses nomes que todos sabem que serão chamados na primeira rodada. Vamos falar de três nomes que têm potencial, mas precisam se desenvolver mais para ter uma chance na NFL. São eles: Simi Fehoko, Cade Johnson e Demetric Felton.


Simi Fehoko (Junior), Stanford

Projeção: Quinta Rodada
Possíveis Equipes: Lions, Jets

Um dos nomes que mais chamou atenção nos últimos anos em Stanford, com direito a alguns recordes por recepções em uma só partida e fez parte do First-Team All-Pac 12 honors na última temporada.

O Bom

Um WR que todo time quer quando falamos em bolas 50/50. Sabe usar seu corpo muito bem em rotas mais curtas, para evitar que o defensor consiga chegar a bola, além de não fugir do contato adversário e ser um bloqueador razoável para sua posição.


O Ruim

Não é um dos WRs mais rápidos chegando nessa classe e não se enquadra no tipo de jogador que explode após suas recepções. Sofreu com alguns drops "bobos". 

Não foi um exímio corredor de rotas em sua carreira universitária, além de não ter apresentado corrido uma árvore muito complexa.


Cade Johnson (RS Senior), South Dakota State

Projeção: Sexta Rodada
Possíveis Equipes: Chiefs, Miami

Mesmo sem uma temporada 2020 por conta da Covid-19, Johnson já tinha mostrado para todos os scouts o que pode fazer dentro do campo. E suas duas temporadas com mais de 1000 jardas recebidas são uma boa carta de boas vindas para a NFL.

O Bom

Sólido recebedor, que tem uma ótima habilidade para escapar dos marcadores. Um jogador que tem grande controle de seus cortes em rotas, além de se ajustar aos passes que fogem de sua direção original. Ainda tem um background como retornador, que pode chamar atenção de algumas equipes da NFL.


O Ruim

Jogou por uma equipe da FCS, o que pode levantar questionamentos sobre a competição que enfrentou. Não é um jogador explosivo após a recepção e não parece ter uma aceleração muito boa quando foi usado em situações de corrida. Falando de jogo terrestre, não entrega como bloqueador em espaço aberto e isso prejudicou algumas boas jogadas de South Dakota State.


Demetric Felton (RS Senior) UCLA

Projeção: Quinta Rodada
Possíveis Equipes: Miami, Chiefs

Um dos jogadores mais acionados no ataque de UCLA, Felton chega para o Draft com a carta na manga de poder atuar como RB ou WR. 

O Bom

Versatilidade é a principal palavra para seu jogo. Como RB, tem a paciência necessária para os bloqueios se desenvolverem e, quando acha o buraco, consegue uma boa aceleração. Como WR, tem boas leituras para achar espaços e consegue improvisar quando é preciso. Além disso, conseguiu produzir muito após suas recepções.



O Ruim

Sua versatilidade pode ser um problema para alguns treinadores, que não entendem em qual função ele vai se encaixar na NFL. Por ser um dos jogadores mais acionados, não mostrou muito bloqueando, seja como RB ou WR. Seu tamanho também pode ser uma preocupação para alguns times.

Tight End (TE)




Fora Kyle Pitts, a classe da posição não tem grandes nomes. Assim como em 2020, os TEs devem começar a sair somente a partir da segunda rodada, mas vamos falar de dois nomes que podem sair a partir da sexta rodada: Nick Eubanks e John Bates.


Nick Eubanks (Senior), Michigan

Projeção: Sexta Rodada
Possíveis Equipes: Chargers, Bills

Escolhido para ser um dos capitães de Michigan, Nick Eubanks é um dos nomes experientes da faculdade que vem para o Draft em 2021.

O Bom

Para um jogador 6'4 (1,93), ele se mexe muito bem. Consegue contribuir tanto no jogo terrestre quanto recebendo passes, além de ser um bom alvo em situações de bolas contestáveis.

Ele ainda desempenhou um grande papel dentro dos Special Teams da equipe, aumentando seu valor dentro do Draft.



O Ruim

Eubanks poderia ser uma escolha mais alta se tivesse ido para o Draft em 2020. Sua produção não foi das melhores e muitos analistas não viram um desenvolvimento muito grande do que ele já apresentava em anos anteriores, o que pode apontar que ele não tem muito espaço para melhoras. Além disso sua velocidade é algo que precisa melhorar, para que sua adaptação na NFL seja mais rápida.


John Bates (RS Senior), Boise State

Projeção: Sétima Rodada
Possíveis Equipes: Jets, Titans

Após três anos como titular de Boise State, Bates chega para o Draft da NFL com a mesma narrativa de quando entrou no College: Um atleta com potencial e que pode evoluir seu jogo para o próximo nível.

O Bom

Foi usado em Boise State em diversos sistemas de bloqueio, o que vai dar a ele certa vantagem sobre TEs que bloqueavam somente na linha. Tem uma saída explosiva e consegue boas recepções mesmo quando tem um contato imediato.

Sua atuação no Senior Bowl também foi boa, o que chama atenção de alguns scouts da NFL.


O Ruim

Mesmo com sua explosão inicial, não é um jogador muito rápido. Sua baixa produção também é algo que pode preocupar algumas equipes da NFL, além de não ser um jogador com uma grande árvore de rotas.

Offensive Line (OL)



Todos conhecem sabem que Penei e Slater vão ser titulares na Semana 1 de 2021 e que os analistas são apaixonados por Jenkins e sua agressividade e por como Vera-Tucker pode ser usado de forma flexível dentro da OL. Agora apresento para vocês Tommy Doyle, Deonte Brown, Jaylon Moore e Ryan McCollum.


Tommy Doyle (RS Senior), Miami (OH)

Projeção: Quinta Rodada
Possíveis Equipes: Colts e Steelers

Escolhido para o First Team All-Mac em 2019, Doyle é uma grande aposta para o dia 3 do Draft de 2021. Vindo de um programa "pequeno", ele foi fundamental para a universidade.

O Bom

Experiência como LT e RT em sua carreira universitária. Tem um bom uso das mãos e consegue ser efetivo em bloqueios para corrida no primeiro e no segundo nível. E, segundo muitos scouts, existe muito potencial para crescimento ainda em seu jogo e se desenvolver em um titular na NFL.



O Ruim

Precisa melhorar seu trabalho de pés, que fica devendo muito ainda em seu jogo. Com 311 LBs (141 KGs), era de se esperar que ele conseguisse finalizar seus bloqueios com mais consistência. Outra questão que precisa ser melhorada para a NFL é seu Pad Level. Com o decorrer da partida, ele começa a sair mais alto e torna seu trabalho mais difícil.


Jaylon Moore (RS Senior) Western Michigan

Projeção: Sexta Rodada
Possíveis Equipes: Dolphins, Bears

Quando chegou ao College, era projetado para ser um TE. Porém, sua capacidade de bloquear fez com que se tornasse o principal OL de Western Michigan.

O Bom

Durante suas entrevistas do Pro Day, revelou que também tem trabalhado como Center, mostrando ainda mais versatilidade em seu jogo. Para o jogo terrestre, usa bem seus ângulos para atacar seus adversários e na proteção ao passe tem uma boa base e usa bem sua força para conter a pressão.




O Ruim

Apesar de sua boa base, isso não reflete com a forma como se movimenta lateralmente. Também não é um OT que chega ao segundo nível com a mesma facilidade que outros jogadores da classe e sua agressividade no primeiro contato provavelmente será melhor usada se ele jogar como Guard.


Deonte Brown (RS Senior), Alabama

Projeção: Sétima Rodada
Possíveis Equipes: Seahawks, Vikings

Se tivesse três temporadas completas, seria sem dúvida um possível jogador para começo da segunda rodada. Não cedeu um sack em toda sua carreira em Alabama e encerrou sua passagem no College com o título nacional.

O Bom

Explosivo no primeiro contato e usa seu tamanho para garantir que sempre vai encontrar contato. Foi peça fundamental para o jogo terrestre de Alabama fluir pelo meio da linha, com bom uso das mãos e usando seu tamanho a seu favor.




O Ruim

Tanto em 2018 quanto em 2019, sofreu com algumas suspensões, que sem dúvida levantam questionamentos para a NFL. Mesmo para um OL, ele é muito pesado e precisa cuidar disso no primeiro ano da liga. Por essa limitação, não consegue ser uma arma no segundo nível, além de limitar uma grande arma para um jogador com as habilidades dele, o pull.


Ryan McCollum (RS Senior), Texas A&M

Projeção: Sexta Rodada
Possíveis Equipes: Steelers, Chargers

Mesmo com algumas lesões em seu histórico, o jogador foi o Center de um ataque muito potente e versátil em 2020. Com a ajuda de Jimbo Fishcer, McCollum ganhou muitos pontos para o Draft.

O Bom

Fischer implementou um modelo de Pro Offense nos Aggies e isso ajudou muito na forma como o OL faz suas leituras. Sua eficiência no jogo terrestre, faz com que ele seja considerado uma boa opção para a posição de Guard.

E jogando todas as partidas em 2020, mostrou para todos que está melhor da lesão nas costas que sofreu em 2019.

O Ruim

Ele precisa ser mais regular na proteção ao passe, além de ser capaz de lidar individualmente com NTs mais pesados que vai encarar na NFL e ter um melhor uso de suas mãos. Por muitas vezes chega ao segundo nível e perde tempo olhando ao redor, perdendo a chance de lidar com um segundo bloqueador.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários