Do interior de São Paulo, Gabriel Barbosa luta para chegar ao Colorado Rockies

By Matheus Ornellas - 15:14

Gabriel Barbosa, durante a temporada 2019. Créditos: Instagram do jogador

Dos seis brasileiros que já entraram em campo por uma franquia da MLB, três deles eram arremessadores. Quando falamos dos futuros arremessadores que podem e lutam para chegar ao nível mais alto da Major League, temos vários exemplos. Após entrevistarmos Arthur Sabino e Igor Kimura, vamos falar sobre Gabriel Barbosa, jogador de apenas 18 anos que assinou com o Colorado Rockies em 2018 e, na temporada passada, teve suas primeiras partidas pela equipe.


História do jogador


Gabriel nasceu na cidade de Bastos, que fica no interior de São Paulo. O beisebol só apareceu na vida do arremessador aos oito anos, por conta de seu primo que já praticava a modalidade. " A treinadora do meu primo passava todos os dias na casa dele para buscar ele para ir treinar", lembrou o jogador." Um dia ela me chamou para conhecer o esporte e ir brincar com todos. Depois disso, o beisebol me conquistou" completou.

Após começar a treinar, o arremessador começou a fazer parte da equipe da cidade de Bastos. Além de atuar pelo time do interior, Gabriel atuou pelo Cooper Cotia (SP) e pelo  Nippon Blue Jays (SP), isso sem contar as quatro participações que ele teve com a seleção brasileira. "Eu fui convocado quatro vezes para representar o Brasil: em 2012, 2014, 2016 e 2018, sempre participando dos jogos Pan-Americanos e de competições Pré-Mundiais" contou o jogador. "Foi  uma experiência fantástica para a minha carreira, onde fiz muitas amizades, aprendi muito mais afundo sobre a importância do beisebol fora do Brasil e tive a honra de representar o meu país" completou. Durante uma das competições, ele recebeu o prêmio de arremessador de destaque.

Colorado Rockies

Durante uma de suas participações com o Brasil, em Cartagena, um olheiro da MLB entrou em contato com o jogador. Gabriel comentou que, pouco após a participação dele com a seleção, ele foi para a República Dominicana, onde passou por uma bateria de testes de quase um mês com o time. Após passar por esses testes, ele assinou com a equipe no dia 02 de Julho de 2018. Em Maio de 2019, ele foi designado para o DSL Colorado, que joga a Dominican Summer League, nível Foreign Rookie da MiLB.

Após assinar em 2018, o jogador seguiu sua preparação até ser designado. Créditos: Instagram do jogador

Altos e baixos, mas trabalho constante

Inicialmente, Gabriel seria um dos lançadores titulares para o DSL Colorado, porém, suas primeiras partidas não foram muito boas. Nos primeiros quatro jogos, ele acumulou duas derrotas e teve números que não ajudaram muito o jovem brasileiro. No dia 27 de Junho, ele foi encaminhado para o DSL Rockies, outra equipe das ligas menores do Colorado, onde ele seria usado como um dos lançadores reservas da nova equipe.

Após a troca, seu jogo melhorou bastante. Em doze partidas, ele acumulou quatro vitórias e não perdeu mais nenhum jogo em 2019. Seu ERA (média de corridas limpas cedidas por um arremessador por nove entradas arremessadas) melhorou muito, ficando com a boa marca de 1.17 após 23 entradas lançadas. Ele ainda acumulou um hold e teve a oportunidade de encerrar uma das partidas pelo time.

"Foi um ano muito bom, tive uma grande experiência e consegui disputar os playoffs com o DSL Rockies.", comentou sobre a temporada e como ela ajudou demais em seu desenvolvimento dentro do jogo. Gabriel também falou do começo conturbado e como ele trabalhou sua parte mental para conseguir passar todos os altos e baixos que teve nas primeiras aparições no montinho.

Após começo complicado, ele fechou com destaque em 2019. Créditos: Instagram do jogador

Números de Gabriel na temporada 2019

Confira abaixo todos os números do arremessador brasileiro em sua primeira temporada nas ligas menores.

Jogos - 16
Vitórias - 4
Derrotas - 2
Saves - 0
Holds - 1
ERA - 4.28
Innings lançados - 33.2
Rebatidas cedidas - 23
Corridas merecidas - 16
Home Runs cedidos - 2
Walks Cedidos - 10
Strikeouts - 23

Os números incluem as duas duas equipes em que ele atuou na temporada passada.

Futuro na MLB

Para o arremessador, mesmo com a temporada 2020 ainda incerta, o foco é seguir trabalhando. Como ainda está na primeira equipe das ligas menores do Colorado Rockies, o jogador de 18 anos mantém as expectativas altas e luta para conseguir bater todas as metas em 2020.

O arremessador segue treinando para 2020. Créditos: Instagram do jogador
O caminho para chegar até o elenco principal dos Rockies ainda pode levar o brasileiro para 7 equipes diferentes dentro das ligas menores. São elas:

- Albuquerque Isotopes, time da Triple-A
- Hartford Yard Goats, time da Double-A
- Lancaster JetHawks, time da Class A-Advanced
- Asheville Tourists, time da Class A
- Boise Hawks, time da Class A Short Season
- Grand Junction Rockies, time da Rookie League
- DSL Colorado, time da Foreign Rookie

Ficha Técnica

Data de Nascimento: 22 de Janeiro de 2002
Cidade: Bastos (SP)
Equipes: Bastos (SP), Cooper Cotia (SP), Nippon Blue Jays (SP), DSL Colorado (Foreign Rookie  MLB) e DSL Rockies(Foreign Rookie  MLB).
Participações na seleção brasileira: 2012,2014,2016 e 2018
Tipos de lançamento: bola rápida de quatro costuras, bola rápida de duas costuras, bola curva e  changeup.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários