Matheus Lelis será o próximo receptor brasileiro a chegar na Major League ?

By Matheus Ornellas - 18:41

Matheus Lelis, durante a temporada 2019. Créditos: Instagram do jogador

Em 2012, Yan Gomes fez história ao ser o primeiro brasileiro a chegar a Major League Baseball. Depois dele, outros jogadores já alcançaram o sonho de entrar em campo nas grandes ligas, mas nenhum deles era da mesma posição de Yan: Receptor. Matheus Lelis, que está prestes a completar 18 anos, vem treinando para seguir vivo o sonho de chegar a MLB e ser o segundo jogador do Brasil a ocupar a posição.


História do jogador

Nascido na cidade de Bastos, no estado de São Paulo, Matheus começou a praticar o beisebol aos 9 anos de idade."Meu primeiro contato foi quando eu tinha nove anos de idade", conta o jogador. "Um colega de escola me chamou para conhecer pois ele jogava e, depois de alguns meses insistindo, eu fui conhecer o esporte e me apaixonei", completou

O receptor diz ainda que se apegou ao jogo de forma muito rápida"Depois que eu comecei a praticar, eu só aumentando cada vez mais o gosto pelo esporte. Quando percebi já estava apaixonado pelo beisebol", lembrou.

Sua carreira no Brasil foi, de certa forma, curta. Matheus jogou com o time da cidade de Bastos até completar 15 anos, quando se transferiu para a equipe do Nippon Blue Jays, time tradicional da capital de São Paulo.

Academia de Ibiúna revelando brasileiros cada vez mais

Em Ibiúna, temos o CT Yakult, que é utilizado como o centro de treinamento da MLB no Brasil desde 2017. No ano seguinte a inauguração do projeto, Matheus foi convidado para participar dos testes com diversos outros brasileiros. "Após a participação dos testes e dos jogos, fui chamado por um olheiro do Oakland Athletics", comentou. Segundo o jogador, depois de algumas conversas entre eles e acertar diversas questões, a franquia da MLB assinou com ele contrato.

Matheus relembrou o sentimento de quando assinou com a equipe:"Foi uma sensação inexplicável até hoje para mim. Sonhava com isso desde criança e conseguir dar esse passo fundamental na minha carreira foi algo maravilhoso".

Longa espera e primeira temporada com os A's

Como assinou seu contrato em Outubro de 2018, o brasileiro teria que aguardar a próxima temporada para ter uma chance de mostrar seu potencial. 7 meses depois da assinatura do acordo, Matheus finalmente foi designado para uma das equipes de Oakland: o DSL Athletics, que joga a Dominican Summer League, nível Foreign Rookie da MiLB.

Após suas primeiras partidas, o jogador completou 17 anos. Créditos: Instagram do jogador

Ao chegar no dia 31 de Maio, ele teve menos de uma semana até sua estreia contra o DSL Braves. Logo na primeira partida, ele teve uma rebatida em duas tentativas. O receptor falou sobre a sensação que teve nas primeiras oportunidades com o time. "Eu fiquei muito nervoso. Queria mostrar rápido o quanto poderia ajudar o time e graças a deus tive bons resultados", comentou.

Foram 29 partidas ao todo em sua primeira temporada com os A's. Matheus falou sobre como tem mantido o foco em melhorar nos treinamentos e se dedicar cada vez mais, focando subir dentro das ligas menores e ter chances reais de chegar a MLB.

Números de Matheus na temporada 2019

Jogos - 29
Passagens no Bastão - 74
Rebatidas - 15
Média (AVG) - .203
Corridas anotadas - 9
Corridas impulsionadas (RBI) - 6
Bases por Walk - 10
Percentual em base - .302

Futuro na MLB

Assim como a maior parte dos brasileiros nos plantéis da MLB, ainda existe uma grande estrada para o jogador. Com apenas 17 anos, ele está no primeiro time de desenvolvimento de Oakland e, se quiser chegar até o time principal, provavelmente irá passar por essas equipes:

Las Vegas Aviators, time da Triple-A
Midland RockHounds, time da Double-A
Stockton Ports, time da Class A-Advanced
Beloit Snappers, time da Class A
Vermont Lake Monsters, time da Class A Short Season
AZL Athletics Gold, time da Rookie League
AZL Athletics Green, time da Rookie League

Matheus, durante uma de suas partidas. Créditos: Instagram do jogador

Sobre seu futuro e a temporada 2020, Matheus falou mais uma vez sobre o trabalho duro que vem colocado nos treinamentos: "Espero poder voltar bem quando for chamado e mostrar novamente bons resultados. Estou fazendo todo o possível durante meus treinamentos para melhorar a cada dia mais com a organização".

Ficha Técnica

Data de Nascimento: 12 de Junho de 2002
Cidade: Bastos - SP
Equipes: Bastos (SP), Nippon Blue Jays (SP) e DSL Athletics  (Foreign Rookie  MLB).
Participações na seleção brasileira: México 2014, México 2016, Colômbia 2017, Panamá 2018 e Honduras 2020.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários