Com direito a participação no All-Star Game Victor Coutinho trilha seu caminho no Houston Astros

By Matheus Ornellas - 18:23

Victor durante a temporada 2018. Créditos: Instagram do jogador

Neste semana entrevistamos Victor Coutinho Mascai, que joga como primeira base pelo Houston Astros. O jogador de 19 anos vem ganhando seu espaço nas equipes da ligas menores da franquia e teve a oportunidade de participar de um All Star Game já em sua primeira temporada.


História do jogador

Nascido em Marília, Victor entrou no beisebol aos 8 anos de idade. Segundo o jogador, seu primo já praticava a modalidade quando o convenceu a conhecer o esporte, que até então era totalmente desconhecido pelo brasileiro.

Em terras tupiniquins, o primeira base sempre jogou pelo time de sua cidade, que tem um dos programas mais fortes do atual beisebol brasileiro. "Participei de todas as competições possíveis por Marília. Taça Brasil, campeonato brasileiro, torneio interclubes e muitos outros", comentou Victor. Mesmo jovem, Mascai tem bastante experiência no esporte e, muito disso veio com suas participações na seleção brasileira. Ele inclusive fazia parte do elenco que disputaria a classificatória para o WBC, que seria a Copa do Mundo da modalidade. A competição foi cancelada por conta do coronavírus.

Mesmo atuando pelo Astros, Mascai ainda joga por Marília quando pode. Créditos: CBBS

"Podemos não ter a cultura do beisebol que República Dominicana, Venezuela ou Colômbia, mas por experiência própria digo que sempre conseguimos bater de frente com todos esses países. Temos jogadores muito talentosos no Brasil, tanto no beisebol quanto no softball. E sempre que vestimos a camisa do Brasil temos um orgulho e responsabilidade com nosso país, para lutar e tornar a modalidade mais conhecida aqui".


Chegada ao Houston Astros

O primeira base teve a oportunidade de mostrar seu potencial para a MLB em 2017. Após ser indicado por Thiago Caldeira, que é treinador na seleção brasileira e olheiro da Major League no Brasil, Victor foi convidado para participar de um Showcase que reuniria os melhores jogadores da América Latina.

Mascai lembra da viagem e de uma curiosidade que carrega até hoje. "Uma coisa muito bacana foi que durante meu período de testes, um amigo e colega de time da cidade também participou da seletiva, o Heitor Tokar" contou o jogador. "E, após os testes que fizemos na República Dominicana nós dois assinamos com o Houston Astros em 2017." completou.


Victor e Heitor, ao assinar em 2017. Créditos: Instagram do jogador

Temporada premiada

Mesmo assinando em Julho de 2017, o primeira base esperou por quase um ano até ser designado para sua equipe: o DSL Astros , que joga a Dominican Summer League, nível Foreign Rookie da MiLB. Ele lembrou das dificuldades ao chegar na equipe e de seu desempenho nos primeiros jogos: "Foi um pouco estranho pois todos os meus colegas de time eram estrangeiros e de diversos países. A questão da língua não foi muito difícil, pois acho o espanhol bem parecido com o português".

"Era nítido o quanto os jogadores eram habilidosos e, se estavam ali, tinham um enorme potencial. Pois ninguém assina com a MLB se não tiver algum dom".

Ele comentou sobre a principal diferença entre os jogadores brasileiros, para os colegas de time no Astros. "Nos primeiros treinos a minha dificuldade foi a velocidade que os arremessadores tinham, que era bem diferente do que eu estava acostumado aqui no Brasil. Mas trabalhei bastante pois sabia da importância e o quanto era essencial para o rebatedor se acostumar com os arremessos mais velozes", lembrou.

Estreia dos sonhos

Logo em seu primeiro jogo, contra o DSL Royals no dia 02 de Junho de 2018, ele conseguiu sua primeira rebatida pela franquia de Houston. Dois jogos depois, conseguiu seu primeiro Home Run como jogador profissional nas ligas menores. "Eu nem acreditei, não tem como explicar o tamanho da minha felicidade naquele momento", brincou.

Durante 2018, ele participou de 56 partidas pelo DSL Astros. Victor conquistou o prêmio de melhor rebatedor da equipe, com uma média de .260 no bastão, além de liderar o time de Houston em Home Runs e corridas impulsionadas. Para completar os "prêmios", ele foi convocado para o All Star Game da República Dominicana por conta de suas participações.

Victor durante o All Star Game. Créditos: Instagram do jogador

Números na Temporada 2018

Jogos - 56
Passagens no Bastão - 201
Rebatidas - 52
Média (AVG) - .260
Corridas anotadas - 24
Corridas impulsionadas (RBI) - 29
Bases por Walk - 23
Percentual em base - .336
Home Runs - 5

2019 interrompido

Por conta da temporada anterior, o primeira base foi promovido para o GCL Astros, que fica localizado no estado da Flórida, nos EUA. Porém, Victor só pôde participar de 7 jogos pela equipe, por conta de uma lesão na mão, que o incomodava até mesmo antes da temporada 2019.

"Duas semanas antes da liga começar comecei a sentir um incômodo na mão, numa região conhecida como martelo. Como é algo que muitos jogadores sofrem, por conta da quantidade de rebatidas e até mesmo pelo impacto da bola no taco, fiquei uma semana em repouso".

Após o período parado, o brasileiro passou por exames, que constataram que 3 ossos da mão estavam com inflamações e que poderiam ter se quebrado, o que levaria o jogador a passar por uma cirurgia. Depois de mais duas semanas de recuperação, ele voltou aos campos para estrear pela nova equipe. Porém, ele seguiu sentido dores e isso afetou sua produção no bastão. "Cheguei a conseguir uma rebatida simples na estreia e um Home Run em uma partida. Mas depois disso, as dores ficaram insuportáveis e estava me afetando demais. O médico do Astros me analisou novamente e disse que eu teria duas opções: Insistir e possivelmente prejudicar minha carreira ou ficar parado por 3 meses para me recuperar totalmente da lesão", relembrou.

Por conta disso, ele perdeu o restante de sua segunda temporada com a franquia, mas está totalmente curado e recuperado da lesão. Foram meses passando por sessões de fisioterapia para fortalecimento do corpo e tratamento completo.

Números na Temporada 2019

Jogos - 7
Passagens no Bastão - 21
Rebatidas - 4
Média (AVG) - .190
Corridas anotadas - 2
Corridas impulsionadas (RBI) - 3
Bases por Walk - 6
Percentual em base - .370
Home Runs - 1

Cancelamento da temporada 2020 das ligas menores

A ENTREVISTA FOI REALIZADA ANTES DA CONFIRMAÇÃO POR PARTE DA MILB
Por conta da pandemia do novo coronavírus, os jogadores não puderam se apresentar a suas equipes em 2020. Victor falou sobre como isso é difícil para todos os jogadores brasileiros e como está sendo esse período para ele. "Infelizmente nós brasileiros não temos a mesma estrutura para treinar o beisebol como em outros países. Aqui em Marília por exemplo, o clube está fechado e junto com outros colegas jogadores, estão tentando treinar da melhor forma possível", lamentou. Ele reforçou que todos tem que tomar cuidados com questões de saúde, ainda mais nesse momento tão delicado e espera que todos possam seguir trabalhando forte para que isso passe o mais breve possível.

Ficha Técnica

Data de Nascimento: 10 de Fevereiro de 2001
Cidade: Maríla - SP
Equipes: Marília (SP), DSL Astros (Foreign Rookie  MILB) e GSL Astros (Rookie MILB)
Participações na seleção brasileira: Nicarágua (2012), Venezuela (2014), China (2014), México (2016), Panamá (2016), Panamá (2018), Panamá (2019), Brasil (2019) e EUA (2020)*

* Classificatório para o WBC que não ocorreu

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários