Conheça Juan Yanez, promessa do Brasil e do Pittsburgh Pirates

By Matheus Ornellas - 11:54

Juan, ao assinar com os Pirates em 2019. Créditos: Instagram do jogador

Nesta semana, entrevistamos o brasileiro Juan Yanez Santos. Filho de mãe brasileira e pai cubano, o arremessador de 17 anos assinou em 2019 com o Pittsburgh Pirates. Com o beisebol no sangue da família, Yanez é considerado uma grande promessa da franquia da MLB.


História do jogador

A prática do esporte foi quase obrigatória na infância do jogador. Seu pai, Juan Carlos Yanez, foi jogador profissional em Cuba, além de treinador da modalidade. "Ele jogou pelo Insdustriale, que é o time mais famoso do país. Depois, ele foi treinador da seleção de Cuba e uns anos depois chegou a ser técnico na seleção brasileira", comentou.

O arremessador contou que não só ele, mas sua mãe também foi uma grande incentivadora para que o filho seguisse no beisebol. E, aos 8 anos, ele começou a jogar pelo time de Gecebs, que o pai treinava na época.

No Brasil, Santos passou por quatro equipes diferentes. Ao sair do Gecebs, ele foi para o Nippon Blue Jays, Cooper Clube e por último jogou na equipe de Marília. Em todos os times, o arremessador jogou nas categorias infantis e juniores.

Yanez e a equipe do Cooper, após vencer um torneio em 2015. Créditos: @guinishiyama

Ausência na seleção brasileira

Diferente de muitos brasileiros que ganham seu espaço mundo afora, Yanez não tem muitas lembranças com o uniforme da seleção. Por duas vezes ele foi convocado, mas em ambas não pode atuar.

"Aos 14 anos eu fui chamado para o Pré-Mundial sub-15, que aconteceu na Colômbia. Porém, durante os treinamentos em nossa preparação, acabei sofrendo uma lesão que me incapacitou de jogar no torneio"

Em 2020, o arremessador teria uma nova chance. Ele foi convocado para participar do Mundial sub-23 do beisebol. Mas dessa vez nenhuma lesão o impediu de jogar. O jogador lembrou que na nova oportunidade, acabou não conseguindo a liberação do Pittsburgh Pirates para poder entrar em campo.

Chegada aos Pirates

Em 24 de Julho de 2019, Juan assinou por sete anos com a franquia da MLB. Mas seu destino quase foi outro: O San Diego Padres. Ele já tinha acertado detalhes com o time, porém a equipe da Califórnia acabou não fechando o acordo.

Assinatura do contrato com a MLB. Créditos: Instagram do jogador.

"Minha adaptação foi bem tranquila, pois já tinha passado por algumas experiências parecidas. O idioma também foi algo que eu dominava na época e isso me ajudou bastante a me adaptar a forma de trabalho do time e as regras que os jogadores tem que seguir"

Como as competições já haviam começado nas ligas menores, o arremessador não foi designado para nenhuma equipe de imediato. Mas no final do ano passado, ele entrou em campo na Instrucional League, competição amistosa entre algumas equipes da MLB com seus jogadores mais novos. Segundo o brasileiro, apesar dos jogos não serem "oficiais", os confrontos ajudam bastante a sentir o nível da competição profissional.


Cancelamento da temporada 2020

Na última semana, a MILB (Minor League Baseball) anunciou que a temporada 2020 estava cancelada em todos os níveis. Por isso, o jovem que ainda vai completar 18 anos vai precisar aguardar mais um ano para iniciar oficialmente para os Pirates.

Em 2019, o brasileiro pode participar de competições amistosas. Créditos: Instagram do jogador

"Esse cancelamento não muda minhas expectativas. Vou seguir treinando com bastante foco e empenho e sempre focado no objetivo maior. Quando tudo voltar ao normal e as oportunidades aparecerem, vou estar em forma e ter o melhor rendimento possível"

O provável destino do arremessador deve ser o DSL Pirates 2 ou DSL Pirates 1, que competem na Foreign Rookie, que é tradicionalmente disputada na República Dominicana. Além das equipes, o brasileiro pode passar por mais sete equipes das ligas menores do Pittsburgh Pirates. São elas:

- Indianapolis Indians, time da Triple-A
- Altoona Curve, time da Double-A
- Bradenton Marauders, time da Class A-Advanced
- Greensboro Grasshoppers, time da Class A
- West Virginia Black Bears, time da Class A Short Season
- Bristol Pirates, time da Rookie League
- GCL Pirates, time da Rookie League

Ficha Técnica
Data de Nascimento: 18 de Outubro de 2002
Cidade: Arujá (SP)
Equipes: Gecebs (SP),  Nippon Blue Jays (SP), Cooper Clube (SP) e Marília (SP)

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários